O fortalecimento da agricultura familiar tem transformado a rotina de dezenas de agricultores no norte da Bahia. Por meio da Associação Cidadania Rural, produtores de milho da cidade de Campo Formoso alcançaram aumento expressivo de produtividade e renda, graças ao investimento em mecanização e capacitação técnica viabilizados por uma parceria com a Binatural, empresa brasileira especialista em biodiesel.
Antes da chegada do maquinário, a debulha do milho (processo manual e demorado de retirada dos grãos) limitava a produção a 20 toneladas por dia. Com o novo equipamento, a associação passou a processar 80 toneladas diárias, quadruplicando o volume e permitindo a realocação de 15 colaboradores para funções estratégicas.
Para a Binatural, apoiar iniciativas como essa é parte de uma estratégia de desenvolvimento regional integrada. “A agricultura familiar é um elo essencial da cadeia de biocombustíveis. Parcerias como essa fortalecem o campo, geram oportunidades e contribuem para um modelo de produção mais justo e sustentável”, afirma André Lavor, CEO da Binatural.
“Com a nova máquina, os associados vendem mais, inclusive para a própria Binatural, fortalecendo a renda e a sustentabilidade do trabalho no campo”, explica Erielton Gonçalves Barros, diretor financeiro da Associação Cidadania Rural.
A associação mantém contratos de fornecimento de mamona (planta oleaginosa) e sisal (uma fibra vegetal natural amplamente cultivada no Nordeste brasileiro. Atualmente, a produção inclui 250 toneladas de mamona e cerca de 850 toneladas de sisal divididas entre os tipos 1, 2 e 3. O resultado é uma economia rural mais dinâmica e com escoamento garantido da produção local.
Investimentos e retornos por meio do Selo Biocombustível Social
Os investimentos realizados pela Binatural foram feitos por meio da política pública do Selo Biocombustível Social, que estimula a inclusão produtiva da agricultura familiar e assegura preço mínimo de compra para as matérias-primas. Nos contratos firmados com a agricultura familiar, a parceria vai muito além da compra de matéria-prima. Tanto na cadeia da mamona quanto na do sisal, os acordos garantem retorno financeiro direto às cooperativas e incluem suporte contínuo de assistência técnica, fortalecendo a produção, ampliando a renda e impulsionando o desenvolvimento local.
“Esses aportes garantem às cooperativas fluxo de caixa, segurança e o cumprimento da política pública de preço mínimo, assegurando dignidade aos produtores. Tanto o sisal quanto a mamona são espécies rústicas, resistentes à seca e com baixo custo de manejo, o que as torna ideais para o clima da região. Elas têm papel estratégico na geração de renda, na fixação do homem no campo e na conservação ambiental, contribuindo para o uso sustentável do solo e para a cobertura vegetal”, destaca Elaine Carvalho, Gerente de Sustentabilidade e Comunicação Integrada da Binatural.
Além dos investimentos diretos, o fomento promovido pela Binatural também apoia as contratações locais, valorizando a mão de obra da própria comunidade. Técnicos agrícolas são contratados pelas cooperativas para prestar assistência contínua às famílias de agricultores familiares, garantindo o cumprimento de boas práticas agrícolas e o fortalecimento da produção sustentável.
O impacto da parceria também é medido pelo investimento em formação técnica e qualificação profissional. A associação oferece cursos de tratorista, operador de máquina, economia solidária, empreendedorismo rural e práticas agroecológicas, fortalecendo a autonomia dos agricultores e estimulando a adoção de práticas sustentáveis.
Com planos de adquirir novos equipamentos, incluindo uma máquina para processamento de mamona e construir uma estrutura própria de beneficiamento, a Associação Cidadania Rural segue ampliando sua capacidade produtiva e sua relevância econômica na região.
“A mecanização trouxe mais eficiência e dignidade ao trabalho. Aumentamos a produção, ampliamos as áreas plantadas e fortalecemos a economia da comunidade. Hoje, a agricultura familiar aqui é mais sustentável e tem mais perspectiva de futuro”, afirma Erielton.
Fonte: Binatural com adaptações da MundoCoop

