Especial Tendências para o Cooperativismo: Produtos e Serviços Digitais
09/07/2025

Especial Tendências para o Cooperativismo: Produtos e Serviços Digitais

Em alta, o cooperativismo pretende, em 2025, ampliar ainda mais a sua rede de alcance e importância. Além de ser considerado um movimento essencial para o crescimento do mercado em todos os sentidos, o Ano Internacional das Cooperativas declarado pela ONU também vai alçar as cooperativas a um posto

FOMO: síndrome psicológica é o novo desafio para as cooperativas
08/07/2025

FOMO: síndrome psicológica é o novo desafio para as cooperativas

A adaptação é inerente ao ser humano desde o seu nascimento. Em cada fase da vida, crianças, adolescentes e adultos são expostos a novas situações e a obstáculos a serem superados. Com o avanço e a transformação da chamada Era da Informação, período marcado pelo acesso rápido e massivo ao conhecimen

Sociedade 5.0: o Brasil na virada tecnológica coloca o ser humano no centro
02/07/2025

Sociedade 5.0: o Brasil na virada tecnológica coloca o ser humano no centro

De um lado, o avanço vertiginoso da tecnologia: inteligência artificial, big data, internet das coisas, automação, robótica. Do outro, os desafios sociais ainda pulsantes: desigualdade, acesso à saúde e educação, mudanças climáticas, mobilidade urbana. No ponto de encontro desses dois mundos, nasce

Trump rugiu. E agora?
01/07/2025

Trump rugiu. E agora?

Coluna Economia & CooperativismoO meu artigo na última edição de 2024 da MundoCoop falava sobre uma sensação de otimismo para 2025 a partir de uma enquete que eu fiz com os participantes da CoopsParty Summit Goiás 2024. Apesar da confiança num ano promissor da maioria das pessoas que estiveram no au

Marcas e Negócios Adaptáveis são os novos ativos das cooperativas no mercado
24/06/2025

Marcas e Negócios Adaptáveis são os novos ativos das cooperativas no mercado

Marcas e negócios adaptáveis prosperam em um mundo dinâmico. A flexibilidade para ajustar estratégias, produtos e comunicação frente às mudanças do mercado e comportamento do consumidor garante relevância contínua. Essa adaptabilidade permite identificar novas oportunidades, mitigar riscos e manter

Saúde mental é agora (e sempre): o que a NR-01 quer te dizer
24/06/2025

Saúde mental é agora (e sempre): o que a NR-01 quer te dizer

Mais prazo não significa menos urgência. A nova NR-01 trouxe uma chance rara: transformar prevenção em cultura – com planejamento, métricas e ação que fazem sentido (e diferença). O novo prazo de adequação à NR-01 — Norma Regulamentadora que estabelece diretrizes para a gestão dos riscos ocupacionai

Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática
18/06/2025

Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática

As pautas de diversidade e inclusão nunca estiveram tão presentes na comunicação das empresas brasileiras. É cada vez mais comum ver campanhas com mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ em destaque, celebrando a pluralidade e reforçando o compromisso com uma cultura organizacional mais representativa

Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética
10/06/2025

Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética

O Brasil tem pela frente um dos maiores desafios de sua história recente: destravar o desenvolvimento de sua infraestrutura e avançar de forma acelerada e sustentável rumo a uma matriz energética mais limpa. As carências nesse campo são evidentes. O país aparece em posições pouco favoráveis em ranki

Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro
04/06/2025

Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro

O setor do cooperativismo vive um momento estratégico para o país. Isso porque a Agenda Institucional do Cooperativismo 2025, um documento robusto que consolida as prioridades políticas, jurídicas e estratégicas do movimento cooperativista brasileiro, foi lançado recentemente pela Organização das Co

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético
03/06/2025

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético

PALAVRA DO TEJONMarketing não é sinônimo de digital, primeiro precisamos entender o que marketing é e o que não é! Falsos “professores“ não entenderam até hoje o que a essência do marketing é! Uma inteligência que ausculta descobre e materializa produtos, serviços e ideias muito antes das pessoas e

COP30 na Amazônia se torna chamado global e cooperativo contra crise climática
29/05/2025

COP30 na Amazônia se torna chamado global e cooperativo contra crise climática

Em 2025, o Brasil se tornará o centro do debate climático global ao sediar, em Belém do Pará, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP30. Pela primeira vez, o maior evento climático do planeta acontecerá não apenas em um país do Sul Global, mas no coração da Amazônia, o

Indizível detrator
26/05/2025

Indizível detrator

PROPÓSITO EM MOVIMENTO: Raízes, Rumos & ReflexõesVocê é membro de um importante colegiado de sua cooperativa/seu sistema e, há tempos, temas delicados persistem prejudicando o alcance do propósito desejado pelos cooperados. Apesar da ciência do problema, ninguém o aborda nas reuniões, temendo ferir

Invista o seu dinheiro aqui
08/05/2025

Invista o seu dinheiro aqui

COLUNA ECONOMIA & COOPERATIVISMODesde o início deste século, o mercado de investimentos financeiros para pessoas físicas vem passando por profundas transformações no Brasil. A Bolsa de Valores, por exemplo, que era reduto de investidores qualificados (pessoas físicas ou jurídicas com patrimônios mil

Do Engajamento à Reputação: O Marketing de Influência nas Cooperativas
24/04/2025

Do Engajamento à Reputação: O Marketing de Influência nas Cooperativas

OITAVO PRINCÍPIOUS$ 24 bilhões é o tamanho que o mercado global de marketing de influência atingiu em 2024, segundo o Influencer Marketing Hub. Além disso, o Brasil lidera o ranking mundial de influenciadores, com cerca de 500 mil no país, de acordo com o levantamento feito pela Nielsen. É inegável

Liderança BIOCOOP Internacional: “One planet, One cooperation”
17/04/2025

Liderança BIOCOOP Internacional: “One planet, One cooperation”

Estou num MBA na França, Food & Agribusiness Management, na Audiencia Business School Nantes em parceria com FECAP São Paulo, com estudantes, juventude internacional e, ao meu lado, uma brilhante aluna, Elaine Araújo, líder da comissão jovem do cooperativismo do Rio de Janeiro e diretora da cooperat