Marcas e Negócios Adaptáveis são os novos ativos das cooperativas no mercado
24/06/2025

Marcas e Negócios Adaptáveis são os novos ativos das cooperativas no mercado

Marcas e negócios adaptáveis prosperam em um mundo dinâmico. A flexibilidade para ajustar estratégias, produtos e comunicação frente às mudanças do mercado e comportamento do consumidor garante relevância contínua. Essa adaptabilidade permite identificar novas oportunidades, mitigar riscos e manter

Saúde mental é agora (e sempre): o que a NR-01 quer te dizer
24/06/2025

Saúde mental é agora (e sempre): o que a NR-01 quer te dizer

Mais prazo não significa menos urgência. A nova NR-01 trouxe uma chance rara: transformar prevenção em cultura – com planejamento, métricas e ação que fazem sentido (e diferença). O novo prazo de adequação à NR-01 — Norma Regulamentadora que estabelece diretrizes para a gestão dos riscos ocupacionai

Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática
18/06/2025

Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática

As pautas de diversidade e inclusão nunca estiveram tão presentes na comunicação das empresas brasileiras. É cada vez mais comum ver campanhas com mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ em destaque, celebrando a pluralidade e reforçando o compromisso com uma cultura organizacional mais representativa

Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética
10/06/2025

Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética

O Brasil tem pela frente um dos maiores desafios de sua história recente: destravar o desenvolvimento de sua infraestrutura e avançar de forma acelerada e sustentável rumo a uma matriz energética mais limpa. As carências nesse campo são evidentes. O país aparece em posições pouco favoráveis em ranki

Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro
04/06/2025

Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro

O setor do cooperativismo vive um momento estratégico para o país. Isso porque a Agenda Institucional do Cooperativismo 2025, um documento robusto que consolida as prioridades políticas, jurídicas e estratégicas do movimento cooperativista brasileiro, foi lançado recentemente pela Organização das Co

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético
03/06/2025

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético

PALAVRA DO TEJONMarketing não é sinônimo de digital, primeiro precisamos entender o que marketing é e o que não é! Falsos “professores“ não entenderam até hoje o que a essência do marketing é! Uma inteligência que ausculta descobre e materializa produtos, serviços e ideias muito antes das pessoas e

COP30 na Amazônia se torna chamado global e cooperativo contra crise climática
29/05/2025

COP30 na Amazônia se torna chamado global e cooperativo contra crise climática

Em 2025, o Brasil se tornará o centro do debate climático global ao sediar, em Belém do Pará, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP30. Pela primeira vez, o maior evento climático do planeta acontecerá não apenas em um país do Sul Global, mas no coração da Amazônia, o

Indizível detrator
26/05/2025

Indizível detrator

PROPÓSITO EM MOVIMENTO: Raízes, Rumos & ReflexõesVocê é membro de um importante colegiado de sua cooperativa/seu sistema e, há tempos, temas delicados persistem prejudicando o alcance do propósito desejado pelos cooperados. Apesar da ciência do problema, ninguém o aborda nas reuniões, temendo ferir

Invista o seu dinheiro aqui
08/05/2025

Invista o seu dinheiro aqui

COLUNA ECONOMIA & COOPERATIVISMODesde o início deste século, o mercado de investimentos financeiros para pessoas físicas vem passando por profundas transformações no Brasil. A Bolsa de Valores, por exemplo, que era reduto de investidores qualificados (pessoas físicas ou jurídicas com patrimônios mil

Do Engajamento à Reputação: O Marketing de Influência nas Cooperativas
24/04/2025

Do Engajamento à Reputação: O Marketing de Influência nas Cooperativas

OITAVO PRINCÍPIOUS$ 24 bilhões é o tamanho que o mercado global de marketing de influência atingiu em 2024, segundo o Influencer Marketing Hub. Além disso, o Brasil lidera o ranking mundial de influenciadores, com cerca de 500 mil no país, de acordo com o levantamento feito pela Nielsen. É inegável

Liderança BIOCOOP Internacional: “One planet, One cooperation”
17/04/2025

Liderança BIOCOOP Internacional: “One planet, One cooperation”

Estou num MBA na França, Food & Agribusiness Management, na Audiencia Business School Nantes em parceria com FECAP São Paulo, com estudantes, juventude internacional e, ao meu lado, uma brilhante aluna, Elaine Araújo, líder da comissão jovem do cooperativismo do Rio de Janeiro e diretora da cooperat

Dólar nas alturas: quais os impactos para os negócios das cooperativas agro?
08/04/2025

Dólar nas alturas: quais os impactos para os negócios das cooperativas agro?

O agronegócio brasileiro é um dos grandes pilares da economia nacional, responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando milhões de empregos e fortalecendo a balança comercial com um volume expressivo de exportações. Além de alimentar o Brasil e o mundo, o setor se destaca pela inovação e

Mercado de seguros deve crescer mais de 15% com entrada das cooperativas
02/04/2025

Mercado de seguros deve crescer mais de 15% com entrada das cooperativas

O mercado de seguros passou por uma mudança significativa desde o começo do ano. No dia 15 de janeiro de 2025, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um veto, a Lei Complementar nº 213/2025 que regulamenta o funcionamento de cooperativas de seguros e operações de proteção patr

O Novo Burnout: Quando o Propósito se Torna um Peso
31/03/2025

O Novo Burnout: Quando o Propósito se Torna um Peso

O paradoxo do trabalho com propósitoPor anos, fomos incentivados a buscar um trabalho que nos preencha de significado. “Faça o que ama e nunca precisará trabalhar um dia sequer na vida”, diziam. Mas e quando amar o que se faz vira uma armadilha? Quando a paixão pelo trabalho se transforma em um fard

Criação de cooperativa mirim impulsiona comunidades ribeirinhas no Pará
28/03/2025

Criação de cooperativa mirim impulsiona comunidades ribeirinhas no Pará

As cooperativas possuem, historicamente, um grande compromisso com o desenvolvimento de pequenas comunidades, sobretudo aquelas mais desassistidas. Entre esses grupos, estão as comunidades ribeirinhas, presentes em todo o território brasileiro e que reúnem milhares de famílias.Foi a 16 horas de barc

Imperioso ímpeto
19/03/2025

Imperioso ímpeto

COLUNA PROPÓSITO EM MOVIMENTO: Raízes, Rumos & ReflexõesDizem que cavalo encilhado não passa duas vezes! Mas as regras têm sua exceção! Uma vez mais a ONU destaca as cooperativas no cenário global, evidenciando os seus efeitos positivos e todo o seu potencial de edificar realidades, promovendo oport

Os caminhos para driblar os desafios tecnológicos nas cooperativas
08/02/2025

Os caminhos para driblar os desafios tecnológicos nas cooperativas

Embora recursos tecnológicos e inovações tenham crescido em variedade e estejam mais acessíveis, estudos recentes revelam que apenas 10% dessa tecnologia é utilizada pelas organizações atualmente. Os motivos dessa carência são inúmeros e vão desde a falta de conhecimento e interesse dos colaboradore