PapoCoop destaca desafios e oportunidades na Economia Verde e Digital

Escrito em 25/06/2025
Mundo Coop

A importância da segurança tecnológica e das ações de proteção ambiental passam por momento de destaque nas discussões referentes às boas práticas sociais e de gestão das instituições do futuro. A atenção pelos métodos de transição sustentável estão se tornando cada vez mais presentes nos diálogos entre os agentes do sistema.

Neste cenário, o novo episódio do Papo Coop convidou Natália Braulio, especialista em Finanças sustentáveis na Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), para refletir sobre a jornada de transformação econômica e digital das empresas.

O bate-papo coordenado por João Victor, jornalista da MundoCoop, destacou a relação entre as cooperativas e os modelos de negócios pautados em inovação e atenção social. Para Natália, o processo de transformação de digital é facilitado pela estrutura horizontal e participativa do setor, que também viabiliza a implementação de práticas ESG de forma simplificada.  “As cooperativas já nascem com essa DNA da colaboração. Quando estamos olhando para uma economia mais digital e mais verde, esse core colaborativo desse modelo de negócio já ajuda muito nessa transição”, destacou.

Além disso, o episódio abordou o crescimento do atendimento digital no mercado financeiro e as novas demandas geradas a partir da necessidade da comunicação eficiente à distância. O comentário da especialista na sessão defendeu a criação de ferramentas respaldadas em sistemas de Inteligência Artificial apesar da associação expressiva das cooperativas com o tratamento presencial.

Confira o episódio na íntegra!


Por Redação MundoCoop

.