Primeiro dia do WCM debate novos desafios para o cooperativismo da atualidade

Escrito em 15/10/2024
MundoCoop

Captura de Tela 2024 10 15 as 10.41.11
Ana e Luiz Branco, CEO’s do WCM / Foto: WCM

Deu início ontem (14), a 10ª edição do maior evento cooperativo da América Latina, o World Coop Management (WCM), no Minascentro em Belo Horizonte. 

Reunindo líderes, gestores e profissionais do cooperativismo na capital mineira, o evento será concluído hoje (15) e marca a comemoração dos 10 anos do WCM. Acompanhando essa jornada, a MundoCoop, Mídia Oficial, esteve presente para prestigiar e fazer uma cobertura exclusiva de tudo que aconteceu na edição. 

Após abertura oficial com a participação dos CEOs do WCM, Ana e Luiz Branco, foi a vez de abrir espaço no palco para muito conhecimento, experiências, ativações e reflexões a respeito do futuro do movimento.

Guiados pelos mestres de cerimônia Renata Flores e Arthur Bruel, a trilha de conteúdo abriu com o Ex Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s, João Branco com a palestra “Dê propósito: coloque a intenção certa no seu trabalho e preencha sua rotina de satisfação e significado”. 

Trazendo à tona esse princípio já muito conhecido pelas cooperativas, João Branco compartilhou com todos o grande case de transição de McDonald’s para “Méqui”, liderado por ele, e, a partir disso, pontuou os resultados reais de agregar propósito em todos os níveis dos negócios até chegar ao consumidor final. 

Captura de Tela 2024 10 15 as 10.42.50


“A forma com você trabalha diz mais sobre quem você é do que o titulo do seu cargo”

João Branco, Ex Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s

Estreando uma grande novidade da edição, Fillipo Ghermandi, CEO da Luz, protagonizou o primeiro WCM Talks, uma apresentação no estilo Ted Talks com o objetivo de provocar e instigar o público presente. 

Ao unir a Inteligência Artificial com a realidade dos cooperativistas, Fillipo questionou “seus colaboradores estão prontos para utilizar a IA? É dever das lideranças exercitar esse olhar e capacidade toda a equipe para que a cooperativa continue evoluindo e acompanhando as maiores inovações do mercado e do mundo”. 

URGÊNCIAS DA ATUALIDADE 

Sustentabilidade, mudanças climáticas e os impactos gerados pela humanidade foram pauta recorrente no WCM 2024. 

Fritz Fessler, Diretor da Cooperativa para Bens Comuns, trouxe ao Palco Mundo diferentes possibilidades que instituições financeiras podem agir para contribuir com o bem das comunidades. Além disso, contou sobre o funcionamento da Cooperativa que lidera na Áustria e como ela tem movimentado a economia local de forma sustentável. 


“O investimento na real economia, aquelas que retorna para a sociedade, é que tem o impacto de verdade”

– Fritz Fessler, Diretor da Cooperativa para Bens Comuns

Captura de Tela 2024 10 15 as 10.42.58

Trazendo a questão de bem comum para o universo cooperativista, Marco Simões Coelho, Doutor (PhD) e Sócio-diretor da MSDpar Investimentos, liderou a palestra “O ESG é um Impulso para seu Negócio”. 

Nesse contexto, destacou a importância das cooperativas terem uma cartilha específica elaborada pela ONU para estimular o desenvolvimento sustentável. Buscando estratégias práticas, citou a ferramenta GRI, utilizada por mais de 90% de empresas no Brasil e no mundo para medir impactos de ESG das instituições.  

Seguindo a temática, o painel SomosCoop ESG reuniu Ariel Guarco, Presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), no “Painel Somos Coop ESG”. Também participaram desta sessão Helton Freitas (Presidente da Seguros Unimed), José Alves (Presidente da ACI Américas) e Tânia Zanella (Superintendente no Sistema OCB).

Na discussão, as três letras do ESG desenharam desafios, urgências e oportunidades para o cooperativismo. Helton Freitas, reforçou a necessidade de possuir uma governança que vise e preserve a perenidade das organizações cooperativas. “Não basta ser ESG, precisa parecer ESG de verdade”, acrescenta. 

José Alves e Tânia Zanella falaram sobre os panoramas latino americano e brasileiro do movimento cooperativista, respectivamente. No contexto global, Guarco declarou que é preciso demonstrar a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e, para isso, é necessário inovar e ir além do que já é conhecido pelo cooperativismo hoje. 

3


“Creio que o futuro será cooperativo. Unidos, podemos compartilhar conhecimentos, fortalecer as economias locais e mundiais”

– Ariel Guarco, Presidente da ACI

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DE NEGÓCIOS 

Aplicar o propósito na prática dos negócios foi o norte da palestra do fundador da Yassaka, empresa de educação corporativa, Kasuo Yassaka. 

Em sua apresentação, Kasuo abordou como vida pessoal e profissional estão profundamente ligados e como isso, atualmente, precisa ser levado em consideração por empresas e cooperativas. Em sua fala, a importância do estímulo que promove bem-estar e valoriza a saúde mental do colaborador se destacou como a principal estratégia dos negócios. 

Fechando a trilha de conteúdo do dia, Matteo Rizzi, empreendedor, investidor e autor, levou a todos a questões sobre tendências de mercado. 

Segundo Rizzi, a inovação não é algo fácil de entender, mas que depende de mudanças para ser coloca em prática. Para ele, isso pode acontecer de duas formas, incremental, a partir de pequenas melhorias, e radical, que diz respeito a mudanças significativas. 

OS 10 ANOS

No decorrer do dia, o público presente participou de ativações, brincadeiras e dinâmicas com distribuição de prêmios e muita interação entre todos. 

Ao final, os participantes foram os convidados especiais da festa de comemoração dos 10 anos do WCM. Com musica ao vivo, coquetel e mais sorteio de brindes, a noite foi fechada com um parabéns coletivo. 


Por Fernanda Ricardi – Redação MundoCoop