Cooperativas mineiras vivenciam liderança criativa em agenda na Dinamarca

Escrito em 24/06/2025
Mundo Coop

Imagine participar de uma imersão de conhecimento em um dos países mais inovadores do mundo? Cooperativistas mineiros tiveram essa experiência, entre os dias 6 e 15 de junho, na etapa internacional do Creative Leadership Program, realizada em Aarhus, na Dinamarca. Parte da Trilha Internacional de Aprendizagem do Sistema Ocemg, a formação tem foco em liderança criativa e aprofunda práticas de inovação, cocriação e desenvolvimento de equipes de alta performance.

As aulas foram realizadas na sede da Kaospilot, uma das dez melhores escolas de inovação e empreendedorismo do mundo, com mais de 30 anos de atuação na formação de líderes globais. A metodologia aplicada combina teorias contemporâneas de gestão, design thinking, desenvolvimento organizacional e práticas de liderança criativa.

Durante a imersão, os participantes foram desafiados a desenvolver projetos colaborativos, testar soluções práticas e aprimorar competências essenciais para conduzir equipes em ambientes de alta complexidade e tomada de decisão ágil. “O cooperativismo, por sua natureza, exige lideranças preparadas para dialogar com cenários diversos, encontrar soluções conjuntas e conduzir equipes em momentos de transformação”, avalia o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Investir na formação contínua dos dirigentes é uma forma de fortalecer todo o movimento cooperativista mineiro”.

Liderança criativa, na prática

Em abril, professores dinamarqueses estiveram em Belo Horizonte para conduzir o primeiro módulo do programa, na sede do Sistema Ocemg. Na etapa de Aarhus, além do conteúdo em sala de aula, os dirigentes de cooperativas mineiras também puderam observar como o pensamento criativo da Kaospilot se reflete no próprio cotidiano da cidade, nos serviços e no bem-estar da população.

“O que mais chama atenção é essa integração entre o que aprendemos e o que vemos na comunidade. Tudo é pensado de forma criativa, com foco nas pessoas”, destaca o presidente da Unimed-BH, Frederico Péret. “As ferramentas que estamos aprendendo têm aplicação direta no nosso trabalho nas cooperativas, permitindo organizar processos com eficiência sem perder os valores humanos que nos definem”.

sistemaocemg.coop .br cooperativistas mineiros vivenciam lideranca criativa na dinamarca lideranca criativa dinamarca copiar 1

O presidente do Sicoob Nossacoop, Alfredo Melo, que também faz parte da turma, destaca as reflexões que o programa traz sobre o perfil das novas gerações e as mudanças nos modelos tradicionais de gestão. “A liderança criativa proposta pela Kaospilot abre novas e desafiadoras perspectivas para o contexto atual, marcado por mudanças de valores e comportamentos dos mais jovens. A escola apresenta uma abordagem de gestão participativa, com forte incentivo à criatividade, o que amplia nossa visão sobre como liderar neste novo cenário”.

A experiência multicultural vivenciada na escola dinamarquesa também expandiu o olhar dos participantes do programa sobre novos desafios da liderança. “Aprendi que liderar criativamente não é sobre ter respostas, mas sobre fazer as perguntas certas e criar espaços seguros para o novo”, conta Adriano Rabelo, vice-presidente do conselho do Sicoob Copermec. “A experiência tem transformado minha visão de liderança: não se trata apenas de conduzir, mas de criar as condições para que o coletivo floresça, cuidando das relações, da escuta e do propósito”.

O intercâmbio na Dinamarca integra a Trilha Internacional de Aprendizagem do Sistema Ocemg, que tem proporcionado aos dirigentes mineiros experiências em algumas das principais instituições de ensino do mundo. Além da Kaospilot, a jornada promove formações na Católica Lisbon University (Portugal), University of St. Gallen (Suíça), Dublin Business School (Irlanda), London Business School (Inglaterra) e Wharton University (EUA).


Fonte: Sistema Ocemg com adaptações da MundoCoop

.