Espírito Santo cria comitê estadual de mulheres cooperativistas

Escrito em 23/09/2024
MundoCoop

Novidade! A partir de agora, o Espírito Santo irá contar com um comitê estadual formado por mulheres cooperativistas, o Elas Pelo Coop ES. Com a missão de identificar e defender as necessidades para o desenvolvimento de lideranças femininas, o comitê será formado por colaboradoras e cooperadas de cooperativas registradas no Sistema OCB/ES.

O comitê está na primeira etapa de implantação, que consiste na prospecção de membras. Cada cooperativa terá direito a indicar uma representante com direito a voto para participação no grupo. O prazo para o envio da indicação se encerra no próximo dia 4 de outubro.

É recomendado que a indicada seja engajada em projetos/comitês em sua própria cooperativa e que faça parte da gestão e governança ou que atue na área de relacionamento com o cooperado.  As sugestões de nomes enviadas serão analisadas e aprovadas pela organização estadual, e a divulgação da lista de componentes do comitê será publicada no dia 11 de outubro.

Após a aprovação do nome, as participantes selecionadas terão que fazer uma leitura atenta do Regimento Interno do comitê e iniciar uma trilha de aprendizagem direcionada às integrantes do grupo, disponível na plataforma CapacitaCoop. Essa etapa é fundamental para que todas as participantes tenham conhecimentos essenciais para participar dos debates.

Os primeiros encontros do comitê já têm data marcada para acontecer. A primeira reunião será no dia 28 de outubro, de forma virtual. O encontro servirá para fazer alinhamentos gerais com as integrantes acerca do funcionamento do comitê. 

Já no dia 12 de novembro, as mulheres cooperativistas terão a oportunidade de se reunir presencialmente para construir os caminhos que serão trilhados pelo comitê. O momento acontecerá das 09h às 17h e servirá, também, como uma oportunidade de integração entre as participantes.

Importância e atuação do comitê

Em 2023, durante o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas do Espírito Santo, foi anunciada a criação de um comitê estadual de mulheres cooperativistas do Espírito Santo. Um ano depois, a ideia toma forma e sai do papel.

A constituição do comitê visa proporcionar um espaço de debate direcionado a investigar, representar e defender os interesses e necessidades de mulheres cooperativistas de todo o estado do Espírito Santo. Seu principal objetivo é fortalecer a participação democrática das mulheres dentro do cooperativismo capixaba.

O grupo atuará em consonância com o comitê Elas pelo Coop, da organização nacional do Sistema OCB. Composto por 25 integrantes de 20 estados, o comitê existe para empoderar e capacitar as mulheres do cooperativismo brasileiro, destacando a importância do protagonismo feminino no coop.

O comitê nacional está diretamente interligado com um programa da entidade, o Lideranças Futuras. Essa ação tem como foco a formação de novas lideranças no coop. O objetivo é promover um modelo de negócio mais inclusivo e plural, que acolha a diversidade, inclusive nos cargos de liderança. O grupo estadual também segue esse propósito, que se encaixa nas soluções de ESG adotadas pelas organizações.

Para o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, a formação de um comitê estadual é uma oportunidade para debater temas locais. “O comitê Elas pelo Coop ES será fundamental para que as mulheres cooperativistas do estado pautem assuntos e demandas que fazem parte da realidade do Espírito Santo, e a sua atuação servirá para o desenvolvimento dos eixos de formação, representação e intercooperação”, analisou.


Fonte: Sistema OCB ES