PIX Automático simplifica transações e está disponível a partir de hoje (16)

Escrito em 16/06/2025
Mundo Coop

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou o lançamento do PIX Automático, nova função desenvolvida para facilitar o pagamento de transferências monetárias periódicas. A inovação, disponível a partir de hoje, 16 de junho, promete revolucionar o sistema de pagamentos recorrentes no país e visa aumentar a segurança e a eficiência em cobranças como assinaturas, mensalidades e serviços regulares.

A novidade chega como mais um avanço do setor financeiro brasileiro, que já é responsável por mais de 40% das transações eletrônicas no Brasil. Apesar da necessidade de maior controle financeiro por parte dos usuários, especialistas destacam que o recurso pode reduzir inadimplência e trazer mais conveniência para os setores de streaming, educação e finanças pessoais.

“O Pix Automático será inovador, prático, fácil de ser usado tanto por quem vai pagar quanto por quem vai receber, barato e inclusivo. No dia combinado, o pagamento acontecerá normalmente pelo Pix, sem que o pagador precise se preocupar”, destaca Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC.

Benefícios multilaterais

Os benefícios do PIX Automático atendem tanto quem fornece quanto quem recebe o pagamento. A funcionalidade atua na automatização segura de transações e garante facilidades das partes financeiras envolvidas, sem custos adicionais ou tarifas para utilização.

Duas das vantagens viabilizadas pelo serviço se destacam pela agilidade de autorização, nas quais o pagador seleciona o pix e recebe diretamente no aplicativo do banco uma notificação com todos os detalhes da transação e pelo site do recebedor, onde o usuário escolhe a opção, seleciona seu banco e é redirecionado ao aplicativo para concluir.

Além disso, para pagadores, a nova modalidade de pagamento oferece autonomia para:

  • Cancelar autorizações a qualquer momento;
  • Estabelecer um teto por cobrança, bloqueando débitos acima do combinado;
  • Personalizar notificações sobre agendamentos;
  • Acompanhar o histórico completo de transações;
  • Usar um limite dedicado, sem comprometer outras operações PIX.

E, para quem recebe, o PIX automático auxilia na eficiência e no fôlego financeiro.

No lado das empresas e prestadores de serviços, as vantagens são definidas por:

  • Possibilidade de aumento da base de clientes usuários do Pix;
  • Alternativa estratégica para clientes que não utilizam cartões ou boletos;
  • Redução de inadimplência, com cobranças automáticas e pontuais;
  • Infraestrutura eficiente, herdando a agilidade do PIX tradicional;
  • Custos otimizados, exigindo apenas uma integração com o sistema.

Cooperativas no compromisso pela melhoria processos financeiros

Alinhado à inovação apresentada pelo BC e ao compromisso de facilitar a vida dos cooperados, o Sicoob acompanha o anúncio do órgão regulatório e lança, no mesmo dia, a disponibilidade do serviço nas transações do sistema cooperativo.

O objetivo da adesão dos novos serviços é democratizar o acesso a pagamentos automatizados com eficiência operacional, destacou Marcos Vinicius Viana Borges, diretor de Operações do Sicoob. “O Pix Automático inova ao derrubar barreiras e reduzir a burocracia operacional, e conecta-se muito particularmente com a missão do Sicoob, que conta com mais de 1,7 milhão de empresas cooperadas dos mais variados segmentos e portes, que agora têm a sua disposição um serviço de recebimento de altíssima qualidade, com segurança e custos menores. A funcionalidade otimiza a rotina dos pagadores e recebedores, e contribui para uma gestão financeira mais inteligente”, expressou.

Com a iniciativa, o Sicoob destaca a atenção das cooperativas financeiras na inovação e na adoção de novos métodos de atividade. O PIX automático define uma nova etapa na modernização do mercado financeiro, mas atende também ao propósito de atenção social e inclusão financeira. 


Fonte: Banco Central, com adaptações da MundoCoop

.