Cooperativas mineiras marcam presença em feira internacional de alimentos

Escrito em 24/04/2025
Mundo Coop

O cooperativismo mineiro marcou presença em um dos principais eventos da indústria alimentícia da América Latina, a Anuga Brazil Select 2025. Realizada entre os dias 8 e 10 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, a feira reuniu expositores, compradores e visitantes de diversos países. No estande do cooperativismo brasileiro, o Sistema Ocemg apresentou ao público produtos de quatro cooperativas de Minas Gerais, uma mostra da qualidade, diversidade e sustentabilidade do segmento.

“Eventos como esse são estratégicos para reforçar a presença das cooperativas mineiras no mercado nacional e internacional”, afirmou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. “É uma oportunidade valiosa de mostrar o potencial produtivo do nosso Estado e a força do cooperativismo na geração de renda e desenvolvimento regional”.

Com apoio técnico e institucional do Sistema Ocemg, quatro cooperativas do Estado participaram como expositoras no evento:

  • Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe)
  • Cooperativa Agrária de Machado (Coopama)
  • Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil)
  • Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Ltda (Cogran)

Com uma seleção de cafés especiais, queijos artesanais, produtos lácteos, frango e carnes suínas, as coops mineiras conquistaram a atenção do público por aliar qualidade, tradição e inovação. “Nosso papel foi garantir que as cooperativas tivessem visibilidade, acesso a compradores estratégicos e suporte durante todo o evento”, explicou o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti.

Novos mercados

Além de marcar presença na exposição, as cooperativas Cogran e Coopama participaram ativamente das rodadas de negócios promovidas durante o evento — uma das principais oportunidades para conexões comerciais qualificadas.

Durante os encontros, as cooperativas puderam apresentar seus portfólios a tomadores de decisão do setor alimentício e prospectar novas parcerias. A Cogran, por exemplo, estabeleceu contatos com compradores das regiões Norte, Nordeste e do Estado de São Paulo, abrindo portas para futuras negociações e indicando boas perspectivas de expansão da marca. “As rodadas de negócios são momentos estratégicos. Estar frente a frente com compradores qualificados amplia as chances comerciais e posiciona nossas cooperativas como referências no mercado”, acrescentou Gatti.

Reconhecimento pela sustentabilidade

Um dos pontos altos da participação cooperativista foi o Prêmio de Estande Mais Sustentável, concedido ao espaço coletivo do Sistema OCB com base na percepção dos visitantes da feira. A premiação destacou iniciativas como o uso de madeira de origem sustentável na montagem do estande, a diversidade dos produtos e a representatividade de diferentes Estados brasileiros.

“Esse reconhecimento traduz o compromisso do cooperativismo com a responsabilidade ambiental e reforça a importância de aliar boas práticas à promoção dos nossos produtos. É um diferencial que agrega valor e fortalece a imagem das nossas cooperativas”, concluiu Gatti.


Fonte: Sistema Ocemg

.